Menu

LOGIM INFORMÁTICA

sábado, 10 de julho de 2010

O CINEASTA DE RIO REAL EM SEU NOVO FILME




Trabalho com atores

PREPARAÇÃO DE ELENCO
Quais as técnicas para se preparar atores para fazer o personagem?
Acredito que, de maneira grossa, existam dois tipos de atores: os de cinema e os de teatro.
Cinema é muito diferente de teatro.
Teatro, além de ser muito mais difícil, o tempo da cena depende quase que exclusivamente do ator, na hora da apresentação está tudo na mão dele, tudo foge ao controle do diretor no momento da atuação, e a peça ganha vida e segue sem cortes. Ao contrário do cinema, onde todo o momento em que a direção está controlando é o momento que está valendo, e as atuações são mais curtas, dependendo do diretor, que corta após cada fala ou após cada cena.
Por essas e outras atores de teatro fazem cinema sem problemas enquanto atores de cinema precisam de muitas aulas para fazer teatro.
Outro detalhe que é muito diferente também é a expressão corporal.
Os atores de teatro usam muito mais expressão corporal e entonação de voz do que atores de cinema, provavelmente devido ao fato que não haja quase nunca microfones no teatro (pelo menos nos que conheço) e que suas expressões precisam ser vistas não só por quem está na arquibancada da frente, mas quem está na ultima fila também. E o ator de cinema precisa ser muito mais sutil, pois como já falamos, mas em contextos diferentes, a câmera é uma lente de aumento, e qualquer excesso de nada fica imenso na tela.
Mas esses são obstáculos que são superados rapidamente pelos atores de teatro.
Quanto aos personagens, em vez de dizermos como nós víamos os personagens, deixamos em aberto para os atores comporem os personagens e cada vez mais nos surpreendemos com os resultados, o que nos deixou e ainda nos deixa muito feliz .
Quanto a técnica, como em cinema se corta muito rápido, as falas não são prolongadas e sempre se há a possibilidade de trabalhar com várias tomadas e escolher a melhor, o bom mesmo é passar a cena antes, reservar o tempo para que se possam fazer várias tomadas, gravar o necessário de cada cena em vez de se passar cenas inteiras repetidamente, repetir até cada corte e escolher as melhores tomadas e depois editar.
ELENCO:
A escolha do elenco, pode ser feita em diferentes momentos, até mesmo na etapa de elaboração do roteiro, que é anterior à pré-produção. Isso é comum quando o roteirista e o diretor estão preparando o projeto e já pensam na ação dos
personagens, ou seja, visualizam quem será o ator ou qual a figura mais próxima do que virá a ser este ator. Entretanto, mesmo podendo haver um contato prévio, não são apenas os atores principais que contam. Há também coadjuvantes e muitas vezes figuração, gente que precisa aparecer para fazer volume numa determinada cena. Neste caso também é preciso fazer uma escolha, e para isso existem os testes de ELENCO. É bom fechar todo o elenco apenas após ter sido feito o planejamento do cronograma, para poder dizer a cada ator quanto tempo ele será necessário na filmagem.
A escolha do elenco é de importância fundamental: um ator ruim pode acabar com um bom filme, mas um bom ator pode salvar um mau filme.
NERIVALDO FERREIRA
DIRETOR. MT/BA-DRT 7116

Nenhum comentário:

Postar um comentário